22 de fevereiro de 2012

Tensões diferentes na capital e no litoral


Na noite do domingo de carnaval o marasmo dominava Teresina, já que os habitantes da cidade haviam viajado, para muitos a expressão seria “fugido”, restava observar um pouco do carnaval no interior e litoral. Aí veio a surpresa, a falta de luz retratada pela @themisramos em Parnaíba em pleno carnaval, quando a cidade deveria estar perfeita para satisfazer os visitantes. O mais surpreende foi o “apagão” também do tema na cobertura carnavalesca.

Falta de luz no Piauí não é bem uma novidade, principalmente no litoral que no começo do mês ficou por mais de 16 horas sem energia elétrica. Apenas para lembrança isso não acontecia desde 2009 quando o rompimento da barragens de Algodões I isolou a região norte do Piauí em relação a comunicação, energia elétrica e transportes. Pelo visto a falta de luz no começo de fevereiro não serviu de alerta para uma preparação mais digna pelo menos para os visitantes que chegaram a Parnaíba e região para a folia de momo.

No domingo de carnaval a luz foi embora, assim como na segunda-feira. Vi a indignação da Thêmis Ramos pelo twitter (aqui, aqui e aqui) e acabei pensando: amanhã vamos saber o que está acontecendo no litoral. Para espanto (nem tanto espanto assim) meu nenhum comentário a respeito nos principais portais e muito menos uma lembrança nos telejornais. Não é possível apontar porque ignorar uma falta de energia no litoral do Piauí em pleno carnaval, afinal um apagão desse é algo de interesse público.

Depois dos dois apagões com menos surpresa vi nesta quarta a notícia do apagão em um bairro de Teresina que danificou alguns eletrodomésticos de moradores da região. Aí vem a dúvida então do que tem de diferente entre um apagão e outro? Será que um não se encaixa na agenda positiva do “Sim, nós temos carnaval” enquanto outro pode ser retratado por ser uma “demanda popular”?  Parece difícil entender porque enfim ninguém precisa ou quer explicar.

Nenhum comentário: