21 de março de 2011

Ondas derrubam bares na Pedra do Sal


Barraqueiros que trabalham na praia de Pedra do Sal, em Parnaíba estão vendo a cada dia seus bares sendo levados pelo mar. Resultado de uma ressaca que já dura uma semana e que a cada dia leva um pouco mais da faixa de terra onde antes era espaço dos bares. A expectativa dos donos de bares é que nos próximos dias o mar serene e eles possam reconstruir o que foi perdido com a força das águas.

A praia possui dois lados, um com ondas mais fortes e vento que favorece a geração de energia eólica e outro de águas mais calmas, preferido por muitos banhistas. No lado do mar agitado era mais perceptível a força da natureza. Um dos bares já havia sido levado pelo mar. Os donos de bares até tentaram conter o avanço da água com sacos de areia, mas a medida não funcionou. "Não é a primeira vez que acontece, mas agora está bem mais forte", conta Deuza Maria, dona de um dos bares menos afetados pelo avanço do mar.

O bar de Deuza Maria já havia sido levado 2009, no mesmo período em que enchentes assustaram Parnaíba e boa parte do Piauí. "A gente se preocupa é com os clientes que muitas vezes acabam não podendo vir para cá", conta a dona de bar enquanto as ondas avançam um pouco mais. Enquanto isso, do outro lado da praia as ondas não chegam com tanta força, mas impressionam porque também chegam perto dos bares. Muitos dos donos de bares fecharam mais cedo no fim de semana pela baixa procura e o mar chegando cada vez mais perto de mesas e cadeiras.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) as ondas vão continuar com alturas significativas nos próximos dias e ventos em velocidade moderada.

Nenhum comentário: