23 de fevereiro de 2011

Estudantes tem até quinta para fazer inscrição no Prouni

Até a próxima quinta-feira (24) está aberta a segunda fase de seleção para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Voltado para facilitar o acesso de alunos advindos da escola pública e bolsistas de escolas particulares ao ensino superior o programa concede bolsas totais ou parciais de acordo com o quadro sócio-econômico. Também é considerada a nota que o candidato obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São oferecidos dois tipos de bolsa no Prouni. A bolsa integral é voltada para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; enquanto a bolsa parcial, correspondente a 50% da mensalidade da faculdade é para estudantes que possuam renda familiar, de até três salários mínimos. Os candidatos que se inscreveram na primeira etapa e não foram pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma, poderão candidatar-se novamente às bolsas.

Estudante de publicidade e propaganda em uma faculdade particular, Edivaldo Nunes, explica que não teve dificuldades para participar do programa. "Quando eu ingressei era necessário que o candidato tivesse estudado todo ensino médio na rede pública e ter feito Enem. Com as notas do Enem era feito a inscrição no Prouni e podia inscrever em até sete cursos", conta o estudante considerando o processo fácil.

Hoje em dia ao fazer sua inscrição, o estudante pode escolher até três opções de curso e instituição. Para realizar a inscrição o estudante deve entrar no site do programa. Para inscrever-se, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 e o CPF. Para participar da seleção o estudante precisa alcançar uma nota mínima de 400 pontos no Enem. Mas, a prova não é o único critério para participar. O estudante precisa comprovar que possui renda para se encaixar em uma das modalidades de bolsa que são oferecidas.

Um aspecto considerado como positivo pelo estudante Edivaldo é como o Prouni ajuda o estudante a continuar na faculdade. "Eu não sei com se dá o processo de ingresso ao programa atualmente. Para a manutenção do bolsista no programa acho que é satisfatório, já que diferente dos outros programas de governo não é burocrático" disse. Mas, ele não acredita que o programa seja a solução para o ensino superior brasileiro. "Eu considero o Prouni para a educação no Brasil como um paliativo. O correto seria o governo investir em escolas públicas de qualidade para que os alunos consigam acesso à educação superior, e também o melhoramento na estrutura das universidade públicas".

No Piauí há bolsas para instituições presentes em oito cidades. Além de Teresina, há vagas pelo Prouni em instituições de ensino superior presentes em Água Branca, Canto do Buriti, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos e Piripiri. Somente em Teresina há 21 instituições de ensino superior habilitadas para oferecer bolsas de ensino superior.

Para os estudantes que conseguirem bolsa parcial de 50%, há ainda a possibilidade de utilizar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento. Para isso, é necessário que a instituição para a qual o candidato foi selecionado tenha firmado Termo de Adesão ao Fies. Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

A primeira chamada dos pré-selecionados nesta segunda etapa será divulgada no domingo (27). A comprovação dos documentos exigidos para a matrícula deve ser feita até 4 de março. Caso haja bolsas disponíveis após esse prazo, será feita outra chamada em 13 de março.

Portal O Dia

Nenhum comentário: