Famílias das zonas Norte e Sudeste de Teresina estão deixando áreas de risco, que sofrem com os efeitos da chuva para morarem em outros locais. Somente na zona sudeste a perspectiva é que 177 famílias sejam transferidas para o Residêncial Pedro Balzi até maio. Já na zona norte a prefeitura acredita que deve encontrar resistência de famílias na próxima remoção que deve acontecer em fevereiro.
A Superintendência de Desenvolvimento Humano da zona Sudeste (SDU Sudeste) já fez a mudança de 132 famílias. "Já transportamos 132 famílias e ainda vamos levar 44 para o Residencial Pedro Balzi. São famílias da Vila Pantanal, Vila Verde que já foram levadas e agora vamos mudar famílias da Vila Maria Luíza e Vila da Guia", comentou o superintendente da SDU Sudeste, Paulo Roberto. Nem todas as casas do Residencial Pedro Balzi estão prontas e por isso o processo deve acontecer até abril. "Até abril queremos concluir as 176 casas. Além das que estão prontas temos 60 já na altura de colocar o teto", comentou.
Na zona norte a remoção de famílias acontece através do projeto Vila Bairro. "Através do projeto 142 famílias já foram retiradas e no início de fevereiro serão retiradas mais 115 famílias que vão para o residencial Leonel Brizola", conta a gerente de habitação da Superintendência de Desenvolvimento Norte (SDU Norte), Rogéria Sousa. A gerente conta que o processo de mudança tem sido tranqüilo, mas que as remoções em fevereiro serão com mais resistência.
"Não houve tanta resistência, mas acreditamos em um pouco mais de oposição porque muitas das famílias acreditam que não vai mais haver problemas por causa do piscinão que foi construído", comenta a gerente acrescentando que o processo será importante para que as famílias possam ter um local digno para morar.
Sobre a resistência das famílias em mudar, Paulo Roberto explica que em geral o processo de mudança tem sido tranqüilo. "Algumas famílias tem amizades naquela região em que moram e não querem mudar, mas em alguns lugares há barrancos e outros perigos e as próprias famílias acabam concordando para mudar", conta o superintendente da SDU Sudeste. O superintendente conta ainda que está sendo preparada infra-estrutura para a região com o acesso de linha de ônibus e a construção de escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário