28 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Como resumir 2010? É o tipo da pergunta que os últimos dias do ano impõem. Este ano será lembrado como o ano que Tiririca foi eleito deputado, Paulo Maluf foi eleito deputado federal ficha limpa, Sílvio Mendes fez uma campanha dura e perdeu. O maior orgulho brasileiro da F1 virou filme e outro brasileiro fez a palhaçada mais vergonhosa do Brasil no esporte. Será um ano lembrado porque foi bem curioso.


Na política, um ano de eleição será lembrado principalmente por Tiririca. O palhaço foi eleito por São Paulo com a maior votação do Brasil. O abestado não precisou somente ganhar, teve de levar provando que sabia ler e escrever. Francamente, se eu fosse o promotor desistia de tentar recurso depois que vi o aumento dos deputados que foi concedido... pelos deputados. Pior que isso só Paulo Maluf sendo considerado Ficha Limpa e clã Sarney no poder pelo Maranhão por mais 4 anos.


O Piauí não passou muito longe da pancadaria da política nacional. Entre “otimistas x pessimistas”; “realistas x mentirosos” os “amigos” Sílvio Mendes e Wilson Martins foram os personagens do ano pela eleição em um nível questionável. Os antigos dizem que a disputa atual foi até tranqüila considerando outras mais antigas, mas talvez o que fique mais claro é que ninguém consegue apontar o que os candidatos queriam mesmo fazer com o Estado.


Depois do fim da exigência do diploma para exercer esta gloriosa atividade de jornalista, 2010 foi o ano em que a imprensa, enquanto empresa, esteve na alça de mira de todos. Todos os lados questionaram a capacidade de representar a realidade das empresas jornalísticas. Seja nacionalmente na disputa com as críticas do PT e PSDB à mídia ou no Piauí na briga entre Sílvio Mendes e um sistema local de mídia, que começou deste a posse do tucano no 2º mandato, as disputas não foram nada edificantes.



Vários outros aspectos podem ser considerados como marcas deste ano, mas vale lembrar do melhor brasileiro no esporte que virou filme. “Senna” traz o lado postivo do nosso herói no esporte, mas também ressalta os defeitos do piloto ao longo de sua trajetória. Pena que não se fazem pilotos como ele, com personalidade.

Nenhum comentário: