14 de dezembro de 2010

Piauí tem crescimento de 0,1% no comércio varejista

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira a Pesquisa Mensal do Comércio e com dados não muito positivos para o Piauí. Apesar de todos os Estados contabilizaram aumento nas vendas no comércio varejistas, o Piauí teve o menor aumento no mês de outubro em comparação com o mesmo período do ano passado: 0,1%. No Brasil como um todo o aumento no comércio varejista teve um aumento de 8,8% nas vendas.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio o Estado com o maior aumento no volume de vendas no comércio varejista é o Tocantins, com aumento de 73%, seguido de Rondônia com 26,6%, Roraima com 27,2% e Maranhão com 20%. Quando os dados referem-se a receita obtida a partir do comércio varejista no mês de outubro o Piauí teve um aumento de 4% em comparação com o mesmo período de 2009. Nós últimos 12 meses houve um aumento de 10% e no Brasil todo o aumento foi 13,8%. A comparação com os Estados vizinhos não favorece o Piauí já que nos últimos 12 meses o Maranhão teve um aumento de 21,9% e o Ceará de 17,7%.

Quando os números tratam do comércio varejista ampliado, que leva em conta além das atividades do varejo as atividades com veículos e construção civil, o aumento registrado no Piauí em outubro foi de 6,3%. No Maranhão o aumento foi de 18,9%, no Ceará 15,7% e no Brasil foi de 14,1%. Levando em conta as vendas no comércio varejista o mês de outubro foi o de crescimento mínimo no Piauí com aumento de 0,1% no volume de vendas.

Com relação as vendas no comércio varejista ampliado os números melhoram um pouco. Na comparação entre outubro de 2010 com o mesmo mês em 2009 houve aumento de 3,6%. Nos últimos 12 meses houve aumento de 10,4%.

Nenhum comentário: