26 de setembro de 2010

A Copa no Brasil será do Brasil?

Neste mês com as duas viagens que fiz, para o Rio de Janeiro e Fortaleza, deu para perceber uma coisa: o Brasil ainda está longe de sua Copa do Mundo para o cidadão comum. Os que não são políticos ou envolvidos com o esporte ainda não viram a copa chegando. Congestionamentos, aeroportos que ainda são tímidos para a demanda e até mesmo os estádios sem execução de projetos é difícil entender que vai haver uma Copa no Brasil em pouco mais de 3 anos.

Tirando pelos fins de semana, o Rio de Janeiro é um congestionamento. A falta de infra-estrutura na capital fluminense te leva a perder um tempão no trânsito. Com deslocamentos que levam horas é difícil entender como será para os turistas brasileiros e estrangeiros conseguirem chegar a espaços de eventos em 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Pelo menos, o Rio de Janeiro já começou a mexer no espaço para abrigar o “espetáculo”, o Maracanã. Ninguém sabe o que vai sair desta reforma e sobretudo quanto dinheiro vai entrar, mas se seguir o resto das obras tremei turista.

A menção ao Maracanã está ligada ao principal problema da outra cidade que visitei. Fortaleza ainda não tem uma obra ligada ao Castelão. O estádio escolhido para a Copa só começará a ser reformado no ano que vem. Mas, se antes do estádio houvesse uma preocupação com o trânsito da capital cearense estaria até “tudo bem”. Porém , o que se vê na cidade é muitos carros em um congestionamento contínuo. Não importa se são 7 da manhã, 3 da tarde ou 6 da tarde: a cidade vive parada fazendo com que deslocamentos até pequenos durem bem mais tempo.

Na “sorte” de passar por estas duas cidades deu até para entender um pouco mais do que aconteceu na África do Sul. A copa chegou para um país, mas dificilmente vai chegar aos habitantes do País.

Nenhum comentário: