12 de janeiro de 2010

O futuro no presente


Na última semana foram divulgados os resultados da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Muita festa, muita comemoração, mas cobrindo o evento pude notar que ainda é preciso evoluir nestes eventos entre outros aspectos.

Com relação a Uespi são os fatores de sempre. Poucos eventos começam no horário, o que atrapalha tanto a imprensa quanto a própria organização do evento, já que atrasos colocam toda uma programação a perder. Talvez um dia as pessoas entendam isso. Mas, para além disso chamaram minha atenção algumas declarações, principalmente da reitora em fim de mandato, Valéria Madeira.

A primeira foi a necessidade de integração com a secretária estadual de educação para descobrir os problemas no ensino médio piauiense, afinal sobraram 370 vagas. Não sei se como uma alfinetada ela deixa claro que sua gestão não conseguiu este contato com a Seduc. Não vou entrar no mérito. A segunda foi uma crítica com relação a avaliação do Enade e do Índice Geral de Cursos que colocou alguns cursos da Uespi com má avaliação.

A reitora questionou a avaliação, já que para ela parece injusto usar apenas uma prova para avaliar um curso. Nesta me permito fazer considerações afinal a avaliação, segundo o Ministério da Educação, leva em conta também investimentos em equipamentos, e na época da divulgação dos resultados conversei com o diretor de centro e ele informou que faltavam equipamentos.

Particularmente, espero que os 5 mil alunos que estão entrando na Uespi nos próximos meses possam de fato contar com cursos de efetiva qualidade.

P.S.: Não sei porque estou com cara tão zangada na foto que está no site da Uespi.

Nenhum comentário: