Na semana passada, o lançamento da seção Sunday Review, sucessora da Week in Review, marcou uma aproximação do New York Times ao jornalismo de opinião, afirmou, em sua coluna, o ombudsman do diário, Arthur S. Brisbane.
O Week in Review oferecia uma análise das notícias e cartuns políticos, editados pelo departamento de notícias. Já os artigos de opinião vinham separados, feitos pelo departamento editorial. O Sunday Review, por sua vez, é produzido pelo departamento editorial, com predomínio do material de opinião. O departamento de notícias contribui, edita seus próprios artigos e colabora como parceiro. Pela primeira vez, os dois departamentos têm de trabalhar juntos toda semana. É uma grande mudança em uma cultura que lutou para manter as duas áreas bem separadas.
As reações ao Sunday Review foram mistas. Segundo o publisher Arthur Sulzberger Jr, a maior parte dos comentários foi positiva. Os comentários negativos foram lamentos com o fim dos cartuns políticos, eliminados com a mudança. Joshua Benton, que administra o Nieman Journalism Lab, um centro de estudos de jornalismo na Universidade Harvard, atribui o atual apetite por jornalismo de opinião à necessidade do público por “alguém para dar sentido” à grande quantidade de informações que são confrontadas diariamente. “Uma série de notícias sobre um tema complicado pode ser útil para fornecer dados, mas pode não ser tão eficiente em explicar tais fatos. Já um artigo de opinião bem escrito pode fazer isto”, diz.
Observatório da Imprensa
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