A disputa entre Facebook e Google está ganhando novos contornos. Depois de apanhar o Google está reagindo tentando avançar justamente sobre a área do Facebook: redes sociais enfatizadas justamente na privacidade. O produto que busca fazer frente ao Facebook é o Google +. Em parte as ideias são muito parecidas.
Divulgada pelo New York Times, a novidade do Google é justamente a segmentação através da rede social. O Google + é proposto a partir de pequenos grupos a partir de interesses comuns em que são partilhadas atualizações, fotos e links. Tudo se parece justamente com o… Facebook. Entretanto, para os mais apressados o Google ao divulgar o novo projeto promete justamente diferenças.
As diferenças, que serão necessárias para que o Google + não tenha o mesmo destino do Google Buzz, estão em aprofundar a segmentação da partilha de informações. Aqueles conhecidos que lhe adicionam após uma conversa rápida não estão entre as prioridades da rede social do Google. A proposta é partilhar as informações com o grupo mais particular de pessoas. Efetivamente as novidades são as mensagens em grupo e a possibilidade de chat em vídeo.
Os desafios não são poucos. Justamente pelo fracasso do Buzz e a crise no Orkut o Google quer tentar preencher um mercado onde falta sucesso. Além disso, um avanço do Google + sobre o Facebook seria uma oportunidade comercial Em maio, 180 milhões de pessoas visitaram sites do Google, incluindo YouTube, contra 157,2 milhões no Facebook.
Os números seriam positivos, mas usuários do Facebook olharam 103 bilhões de páginas e gastou uma média de 375 minutos, enquanto os usuários do Google visualizaram 46,3 bilhões páginas em 231 minutos. O desafio é grande e pelo visto daqui a pouco deve vir a resposta do Facebook.
Dados da Prancheta
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