Mais um Salão do Livro do Piauí (Salipi) na Praça Pedro II se foi. Talvez eu seja muito saudosista, mas ainda acho que o evento parecia funcionar melhor no Centro de Convenções, aquele mesmo que está em eterna reforma desde 2009. Não que a Praça Pedro II seja um lugar ruim, mas com a reforma do Teatro 4 de Setembro e a Central de Artesanato indisponível para o Salipi, por um erro do Governo do Estado, o maior evento de literatura do Piauí ficou “apertado”.
Em outros anos, ainda no Centro de Convenções, por mais que houvessem pessoas transitando nunca parecia que o evento estava um aperto geral. Definitivamente o teresinense assimilou o Salipi, agora talvez seja a hora de buscar novos rumos como até mesmo a ideia de tentar baratear os livros. Uma crítica recorrente, que às vezes é escutada até sem querer pelos corredores é que o livro no Salipi é caro ou como disse uma pessoa em uma conversa com outra na hora que eu estava saindo: “estão os olhos da cara”.
Antes de entrar na discussão sobre se o livro é caro porque o povo não lê ou se o povo não lê porque o livro é caro eu pego um exemplo que um amigo trouxe de Fortaleza: lá ele acabou comprando vários livros por muito menos do que gastaria no Salipi durante a bienal. Há várias dificuldades em trazer as editoras e livrarias para o evento, ninguém vai dizer o contrário, mas a formação do público passa também por facilitar o acesso ao livro.
Falando em facilitar o acesso ao livro, esse talvez seja outro ponto em que o Centro de Convenções faz falta para o Salipi. Em uma cidade com carência de ônibus como Teresina, o Salipi no antigo endereço pelo menos forçava a criação de uma mínima frota extra para atender as pessoas que buscam mais cultura. Hoje o acesso é na base do discurso padrão do “temos muitas linhas que passam pelo centro e com isso todos estão atendidos”. No final o Salipi foi um sucesso porque pelo menos na parte que toca a organização eles tentam fazer as coisas direito. Mas, quando entra o que o poder público deveria contribuir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário