20 de abril de 2011

Soletre Vitória

Em todas as vitórias alguém perde. Tem vitórias que causam a derrota da lógica. Na disputa de um torneio de soletração o piauiense Izael Francisco ganhou o primeiro lugar. Passada a disputa do morador de Cocal dos Alves representando o Piauí contra uma paranaense e uma paraense, veio a disputa pelo espaço na foto ao lado do estudante.

Logo após a disputa, embalada por tags ufanistas no twitter como #piauinosoletrando veio a conclusão também no twitter: “@nadjazinha Só falta o Wilson Martins dizer que a vitória do Izael é sinônimo de qualidade da educação pública do nosso estado”. Após promessas de que isso não ia acontecer e que a vitória seria tratada como a vitória de um piauiense, assim como o governo ia ser deixado de lado... não foi o que aconteceu.

Depois da ampla divulgação, merecida sem dúvida veio a dúvida. O que é pontual e o que o completo na educação do Piauí. Na época da greve dos professores que atrasou o início do ano letivo foram apresentados vários problemas na rede estadual de ensino e o governo respondeu dizendo que eram exemplos pontuais. Com a vitória de Izael Francisco, um exemplo pontual, a divulgação foi direcionada para mostrar que ele é exemplo da educação estadual.

Claro que no jogo político as tendências políticas buscam apresentar com mais destaque o que lhe aparaz, mas para um governo não seria prudente a opção pela discrição já que trata-se de uma instância de poder que representa vencedores e vencidos? São tempos em que não se sabe muito. Nem sobre as vitórias.

Nenhum comentário: