12 de abril de 2011

Aproximadamente 700 km² do Cerrado piauiense desapareceram

O Piauí é o quinto estado com maior desmatamento no Cerrado. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente levando em conta dados de 2008 e 2009. Na lista dos 20 municípios que mais desmatam no Cerrado o Piauí também está presente com duas cidades; Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves. Os resultados provocaram repercussões diferentes entre o setor ambientalista e governo do Estado.

Os dados são provenientes do Programa de Monitoramento dos Biomas Brasileiros - Cerrado e foram captados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Aproximadamente 0,75% da área total de Cerrado no Piauí foi devastado. Na prática significa que dos 93.424 km² de Cerrado no Piauí, 701km² foram devastados em 2008 e 2009. Com área total de 212.092km² de Cerrado, o estado do Maranhão é o campeão em área desmatada com 2.338 km² derrubados, registrando a destruição de 1,1% do bioma.

A ambientalista Tania Martins comentou que os números divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente não surpreendem. "Desde 2002 se diz que o Piauí não desmatou 10% do Cerrado. É uma grande mentira porque há dados para provar que o desmatamento é crescente", ressaltou Tania Martins. Para a ambientalista é preciso manter áreas naturais conservadas porque a floreta em pé ajuda a manter a regularidade das chuvas e contribui para avanços na economia. "O Piauí já desmatou tanto que não precisa desmatar mais para manter o desenvolvimento", disse.

Entre os 20 municípios situados no bioma Cerrado e que tem maior percentual de devastação o destaque vai para Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves. Segundo o levantamento do Ministro do Meio Ambiente a cidade de Baixa Grande do Ribeiro é o segundo município em devastação levando em conta os anos de 2008 e 2009. 2,15% do território, o equivalente a 168,03 km², foi derrubado no período. Em Ribeiro Gonçalves foram derrubados 120,55 km² de acordo com a pesquisa.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira, destacou que o Piauí está com a maior parte da área de Cerrados preservada e que o Estado está em um patamar diferenciado em comparação com outros Estados. "Dos 3 milhões de hectares agricultáveis há apenas 10% explorado. O Cerrado ao todo são 12 milhões de hecatres", ressaltou Macambira. Para o secretário é normal o aumento da exploração no Piauí já que outros Estados já exploraram o Cerrado para a fronteira agrícola. "Como estamos no início do processo estamos fazendo um zoneamento ecológico e econômico para preservação", pontuou.

Portal O DIA

Nenhum comentário: