Há quem defenda que é um sonho, mas por diversas falhas ele está virando um pesadelo. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio para preencher vagas nas universidades e institutos federais vai continuar aberto para receber inscrições até o dia 20 de janeiro. A mudança da data foi motivada por mais uma encrenca com a Justiça, já que desde que foi aberto no domingo o sistema apresenta falhas.
O reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Francisco das Chagas Santana, demonstra confiança apesar dos problemas. "Nós temos muita expectativa porque oferecemos 100% das vagas para nossos alunos através do Sisu", comentou o reitor a respeito do preenchimento das 1060 vagas acrescentando que a cada ano o número de vagas deve aumentar. Para o reitor o Enem como método para entrar na universidade é irreversível. "Queremos um ensino de qualidade e acreditamos que o Enem veio para ficar e nós prorrogamos através do Ministério da Educação até o dia 20 por força judicial e acredito que todos os nossos alunos vão ter acesso a internet para a inscrição", pontua.
Além do IFPI, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece vagas através do Enem. Na UFPI metade do total de suas vagas serão preenchidas através do Enem e a outra metade pelo PSIU. Questionado se o Enem acabou muito ligado a Justiça, o reitor do IFPI admite que o exame possui problemas. "O exame é muito importante, mas você sabe que não é fácil de fazer. Existem as dificuldades, mas que serão enfrentadas por nós mesmos para fazer o melhor pelo País e vamos conseguir", disse Francisco Santana.
Entre os alunos, apesar dos problemas no sistema, a expectativa com os resultados é positiva. O estudante Yan Walter é um dos que está em compasso de espera.
Com uma nota bruta de 142 pontos, no escore padronizado ele tem elevadas chances de aprovação nos melhores cursos da Universidade Federal do Piauí.
"Fui testar no site do Sisu e a pontuação e vi que era possível passar até para medicina", comentou. Com o apoio da família ele acabou resolvendo tentar a aprovação para Direito. "É possível passar em primeiro lugar em direito noturno e em 4º lugar para direito diurno", comenta enquanto espera o resultado.
Se tudo prosseguir segundo os planos do Ministério da Educação, Yan Walter deve saber se passou ou não para Direito no dia 24 deste mês. O Sisu deve contar ainda com outras duas chamadas para poder preencher as mais de 83 mil vagas em todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário