16 de agosto de 2010

Teresina 158 anos: Com carinho e afeto

Nesta segunda, Teresina completa 158 anos. Pessoalmente tenho muito a comemorar porque esta cidade abriu-me várias portas e deu-me várias oportunidades para ser a pessoa que sou hoje. Mas, que esta festa seja para pensar também uma cidade melhor. Uma cidade que dignifique cada vez mais os seus moradores.

Que os parabéns a Teresina reflitam-se em mais qualidade dos transportes para que as pessoas possam se movimentar e conhecer mais a capital. Que a educação de referência nacional possa ser acesso para todos e não tenhamos somente que nos orgulhar de casos isolados pensando que nos representam quando na realidade só representam a si próprios.

O meu desejo para esta cidade é que deixemos de lado o mito do "calor humano" para lembrar que com mais árvores vamos construir de fato a "cidade verde" que desejamos. Torço para que a lembrança como uma cidade referência em saúde possa servir para o atendimento mais básico ao bairro mais periférico e não somente restrita à clínicas particulares do centro.

Penso e espero que a cada dia os que moram nesta cidade, nascidos ou de passagem, possam ter locais para confraternizar e viver em segurança sem que para isso acabem sendo eles próprios presos por toques de recolher. Que não soframos de bairrismo barato vendo o novo chegar e nem deixemos de valorizar as raízes que mesmo dentro de toda a mistura ainda marca o que somos.

Adotei esta cidade assim como muitos outros, mas não diria "Minha Teresina não troco jamais". Apenas espero evitar isso enquanto for possível e por isso que desejo o de melhor para este e muitos outros anos até mesmo para ficar mais tempo por aqui.

Nenhum comentário: