30 de agosto de 2010

PSIU: Espécie em extinção

Nesta segunda-feira começam as inscrições para o Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU). O PSIU e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são as formas de acesso a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ainda não há confirmação oficial, mas a tendência é de extinção definitiva do PSIU a partir do próximo ano.

Este ano serão realizadas apenas a terceira etapa do PSIU e o PSIU Geral. Para 2011 a manutenção ou não do PSIU depende da decisão do Conselho Universitário da UFPI. A favor do PSIU pesam diversos aspectos: a decisão do vestibular vir em partes menores, exploração mais a fundo da literatura e história piauiense, avaliações mais detalhadas. Mas, o incentivo do governo federal e as outras vantagens apontadas através do Enem acabam colocando como hipótese mais provável que apenas esta prova seja o acesso a UFPI.

Em aproximadamente 10 anos o PSIU nunca foi unanimidade. Muitas vezes criticado por forma e conteúdo, a prova teve problemas de vazamento de provas; erros em gabaritos. No balanço geral, eu que também fui um dos que entrou na universidade através do programa, há mais acertos que erros justamente pela oportunidade de conhecer mais do Piauí, já que a prova estava mais ligada ao conhecimento produzido localmente. Males de um país com dimensões continentais em que cada Estado acaba produzindo episódios e cultura particulares.

Como o Enem, uma prova multidisciplinar com diversas virtudes, vai contemplar o que o Brasil produz particularmente? A adoção como foi realizada, em menos de um ano, não acaba vinculando o programa aos governos que estão no poder? São algumas perguntas que só o tempo responde.

Nenhum comentário: