15 de março de 2010

CMEIE na mira

Este final de semana estourou o "escândalo da CMEIE". Convenhamos: essa bomba só é bomba mesmo se tiver estourado com delay de um ano. Há mais ou menos um ano a Comissão Municipal Expedidora de Carteira Estudantil (Cmeie) já era questionada sobre os métodos utilizados em usa administração.

O destino do dinheiro da CMEIE, assim como o preço da carteira e o fato da entidade não ter passado por licitação para emitir carteiras. Tudo já havia sido questionado no ano passado. Isso deixa algumas perguntas no ar. Por que não pediram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no ano passado? Porque não mudaram logo o comando da entidade? Porque a carteira não passa por uma redução de verdade?

Convenhamos, a fiscalização sobre a CMEIE é falha. Foi isso que permitiu o preço da carteira subir até R$ 16; sem nenhum tipo de compensação para o estudante. Redução de R$ 1,40 é no mínimo uma piada de mau gosto. Com a redução não se chega nem ao centro da cidade pagando uma passagem inteira. Além disso, foi a falta de controle que permitiu que a entidade virasse um "poder paralelo", mesmo estando ligada a Prefeitura de Teresina.

Só espero é que no final das contas a CPI não seja tão somente um balão de ensaio pré-eleitoral.

Nenhum comentário: