24 de fevereiro de 2010

Reforma da Cromwell de Carvalho está paralisada

A Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho está abandonada. O prédio que sediou a Faculdade de Direito do Piauí passa por sucessivas reformas desde 2007 e desde o meio do ano passado encontra-se com apenas a fachada renovada. Por dentro há vários buracos no teto e nas paredes e poucos locais adequados para o estudo e até mesmo para abrigar as obras que lá estão.

A estudante técnica de enfermagem, Josélia Viana Ramos, era uma das poucas pessoas que estavam na biblioteca na tarde desta segunda-feira. “Eu venho poucas vezes, mas tirando isso o ambiente está legal para estudar”, explica Josélia que está preparando-se para concursos em uma sala com poucas mesas e um buraco no teto. Para Josélia, mesmo com problemas o espaço tem uma vantagem, o silêncio. “Eu saio de casa buscando este silêncio”, comenta a estudante.

Já para a estudante de direito, Bruna Sousa, a Biblioteca Cromwell de Carvalho está sem condições para servir ao estudo. “Não está nada bom. Desde que comecei a estudar sempre gostei de vir aqui para poder fazer pesquisas”, disse Bruna Sousa estudando debaixo de um buraco no teto da sala. A sala onde Bruna Sousa e Josélia Ramos estavam estudando foi improvisada para abrigar livros e alunos depois que o espaço utilizado para estudo ficou sem condições para esta tarefa.

“Há um salão que não pode ser utilizado porque a reforma não avança e aqui a iluminação é ruim”, lamentou a estudante acrescentando que a direção já recebeu várias reclamações sobre os problemas. Mas, Bruna Sousa comenta que a direção da Biblioteca não tem como resolver o problema. O diretor da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, Glaydson Rodrigues, confirmou que a reforma do espaço encontra-se paralisada.

A respeito dos motivos, o diretor disse que a informação que recebeu foi que as obras foram paralisadas por problemas de pagamento. “A reforma está parada desde agosto de 2009 e segundo a construtora alega foi por falta de pagamento”, comentou Glaydson Rodrigues. Segundo o diretor da biblioteca já foram encaminhados memorandos à Fundação Cultural do Piauí (Fundac), órgão ao qual a biblioteca é subordinada. “Nós estamos aguardando porque somos subordinados a Fundac”, comentou.

Gleydson Rodrigues destacou que os usuários da Biblioteca Cromwell de Carvalho tem sido compreensivos com o problema e fez uma constatação dura sobre a situação do espaço. “A biblioteca infelizmente é marginalizada”, relata o diretor da Biblioteca Cromwell de Carvalho.

Nenhum comentário: