Peço desculpas a quem passou por aqui durante estes dias e viu este blog às moscas. Viagem e trabalho me fizeram deixar este espaço um pouco de lado. Mas, a atualização vai ser retomada sim com mais força nos próximos dias. O tema desta postagem é um pouco mais de Enem, até porque não dá para evitar falar do assunto depois da lambança que vem sendo feita.
Ontem aconteceram duas audiências públicas para tratar do vazamento da prova e da preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um todo. Fui acompanhando algumas partes pela internet e escrevendo algumas notas no twitter. Depois de certo tempo afastado de reportagens de política fui me esquecendo como algumas vezes estas audiências são fúteis. Lá pelas tantas ouço um deputado dizer "A fraude do Enem passou.". Como assim? A fraude está aí com prova atrasada, apuração em curso, prejuízo de milhões para o bolso de todo mundo.
Para não ficar por baixo o próprio ministro da Educação, Fernando Haddad diz que "Em todo concurso há tentativa (de fraude)" como se todos não soubessem disso. Se em todo concurso há tentativa de fraude, talvez em nenhum deles ela tenha sido tão amadora e demonstrado de modo tão vistoso a precariedade na segurança. Mas, parece que sempre está tudo bem. Tem coisas em educação que não sei se parecem mais difíceis de explicar ou entender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário