3 de maio de 2006

Livre de que?

A inclusão digital passa por vários pontos. Um deles é com relação a utilização do Software. Software é logicial ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. (Wikipédia). As discussões atualmente giram em torno da utilização do software pago, Windows ou o livre, chamado de Linux.
Segundo o portal infornet o Linux é considerada como uma espécie de Canadu por quem a conhece bem ,foi desenvolvido pelo filandes linux torwalds em 1991. Baseada na linguagem Unix, o Linux, funciona em qualquer sistema operacional; é gratuito. O sistema está sendo adotado na política de inclusão digital do governo federal. Por exemplo: os computadores que vem para as Universidades Federais não tem mais os programas do software Windows. Resultado: Cursos que precisam de programas pagos para o aprendizado simplesmente vão ter de buscar meios fora da Universidade para aprender.
Aí está uma das políticas, mas fechadas do governo. No site do ministério da educação não há referência à inclusão digital na página inicial, no do de Ciência e Tecnologia tem uma referencia na página inicial, mas o link apenas tras um outro link para a apresentação de projetos, mas nada a respeito da política adotada.
Quem mexe só sabe que essas são as regras do jogo, porém não sabe como e nem porque elas são assim.

Nenhum comentário: