1 de outubro de 2009

Professores de Sociologia estão em falta


Faltam professores de sociologia formados nas escolas de ensino médio públicas. A constatação é do Sindicato dos Sociólogos que afirmam que há apenas 28 professores da disciplina que são formados em sociologia. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) afirma que os números não procedem e que faltam profissionais qualificados para assumirem as vagas.

De acordo com Fábio Matos, presidente do Sindicato dos Sociólogos os dados foram obtidos através de solicitação a Seduc. “Nós fizemos solicitação para a secretaria sobre o número de professores de ensino médio em sociologia”, ressalta Fábio Matos. O presidente do Sindicato conta que há 41 professores de sociologia sem formação superior e 361 professores com formação em outras áreas fora da sociologia. Com isso apenas 28 professores de sociologia são sociólogos.

O presidente do Sindicato dos Sociólogos conta ainda que a cada período são formados 20 novos profissionais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Na UFPI são 20 novos sociólogos a cada período. Já foram formados mais de 300 profissionais sem contar com os que vieram de fora”, comenta. Atualmente há uma lei federal aprovada no ano passado que obriga que a sociologia seja uma disciplina somente ministrada por sociólogos, assim como uma resolução aprovada pelo conselho estadual de educação.

Fábio Matos disse ainda que houve uma reunião com o secretário de educação, Antônio José Medeiros para tentar acertar mudanças. “O secretário disse que não tinha como fazer concurso para todas essas vagas, mas se comprometeu a buscar a aplicação em 4 escolas de Teresina. É muito pouco, quase nada”, afirmou.

Sobre o assunto, a assessora especial da superintendência institucional da Seduc, Socorro Meireles explica que os dados não tem procedência. “No último concurso todas as vagas disponibilizadas tiveram candidatos tomando posse. O que temos é que há apenas uma formadora para o curso e temos necessidades para todos os municípios”, afirma. Para Socorro Meireles há uma necessidade de profissionais habilitados e a possibilidade de resolução está no Plano Nacional de Formação de Professores.

“Essa é a preocupação do Ministério da Educação ao montar o Plano Nacional de Formação de Professores aberto também para professores substitutos. A primeira turma vai disponibilizar sociologia que será oferecida a distância para vários municípios do Piauí”, destaca a assessora especial.

Nenhum comentário: