5 de outubro de 2009

"E nem" adianta reclamar 2


Em julho deste ano escrevi um texto para Na semana chamado "'E nem' adianta reclamar" sobre alguns dos problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliação de vestibular já este ano. Um dos pontos que toquei era o fato de haver menos de seis meses para a prova se transformar de avaliação pontual em principal vestibular do país.

A lambança da semana passada mostrou que os que reclamavam de pouco tempo estavam certos, já que facilmente a prova foi extraviada de uma das gráficas que imprimia a prova. Mesmo que o Ministério da Educação mostre que a prova está em forte esquema de segurança na origem a prática mostra que ela está vulnerável no seu destino, afinal andando de caminhão pelo país esse monte de provas já poderiam ter sido muito bem roubadas antes. Para falar a verdade poderiam nem ter sido descobertas se não fosse o "azar" do ladrão de tentar vender justamente para uma repórter.



O Enem é uma boa prova, principalmente porque vai abolir aquele esquema idiota de decorar temas e formulas. Mas, não dá para esquecer que até mesmo para um leigo em educação, é preciso ter tempo para pensar todo um esquema para fazer uma prova com mais de 4 milhões de pessoas. Só no Piauí são 80 mil estudantes inscritos para o Enem, que saem relativamente prejudicados, já que apesar de estarem prontos para a prova no último fim de semana ganham mais tempo para estudar.

Quanto a nova data da prova, está mesmo ainda dependente dos vestibulares das instituições que aderiram ao Enem, afinal cada uma entrou de um jeito (umas botaram só o pé e outras foram de corpo e alma). Mas, deve ser justamente lá pelo dia 15 do mês que vem, afinal o MEC deve repetir o erro de mandar as provas de caminhão, ao invés de utilizar gráficas regionais para agilizar o processo. Pelo jeito os estudantes vão precisar mesmo de muita sorte para enfrentar o Enem.

Para quem ainda não viu a prova, tem mais aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: