28 de setembro de 2009

Alberto Silva: Visionário ou não?


Esta segunda-feira foi de ponto final. Morreu aquele chamado de Highlander da política piauiense: Alberto Silva. Antes que alguém questione eu digo logo que ele não é e nunca será para mim um santo. A morte tem esse "poder" de absolver erros e manias das pessoas. As coberturas tem muito isso. Como jornalista e como parnaibano, assim como era o deputado em seu nascimento vejo que ele teve alguns acertos e muitos erros.

Não dá mesmo para falar de política piauiense nos últimos 50 anos sem esquecer aquele que foi prefeito, governador, senador, deputado estadual e deputado federal ao longo da vida (só para constar ele morreu como deputado federal). Mas, não dá para esquecer também que muito do atraso do Estado sobreveio também das obras sem planejamento do governador. Quem for defendê-lo vai lembrar que ele fez o Albertão e a Poticabana. Eu lembro que o Albertão hoje é um grande elefante branco de um futebol estadual falido e a Poticabana é simplesmente uma pálida lembrança de uma praça de lazer caindo aos pedaços dentro do rio Poti.

Como político vai para o livro de história a habilidade de transitar e fazer alianças improváveis. Exemplos apareceram nos vários programas feitos em homenagem ao deputado, mas os principais são a aliança entre ele e Lucídio Portela para chegar ao Palácio de Karnak, em 1986 (ambos eram adversários ferrenhos) e a outra é a aproximação com o governador Hugo Napoleão em 2001, depois de Mão Santa perder o poder para Hugo. Além disso tudo vale lembrar que Alberto Silva era um aliado fiel do atual governador Wellington Dias. Os mais otimistas vão dizer que ele fez tudo isso para o progresso do Estado, enquanto os pessimistas que ele fez isso para se manter no poder.


Não dá para dizer o quanto vai permanecer de Alberto Silva daqui para a frente, afinal os servidores vão lembrar dos quatro meses de salários atrasados do segundo governo e os correligionários das obras feitas nos dois governos. Ficam as lembranças e as lambanças que marcaram a vida do político. Mais dados sobre a vida de Alberto Silva aqui.

Nenhum comentário: