3 de setembro de 2009

Escolas se unem para combater gripe


Nesta quinta-feira as escolas particulares de Teresina concentraram-se no combate a gripe A. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Piauí (Sinepe-PI) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vão atuar em conjunto distribuindo cartilhas informativas e realizando palestras explicando como deve acontecer a prevenção a gripe A. De acordo com o últimos dados disponíveis 16 pessoas já foram contaminadas pelo vírus H1N1 no Piauí.

A coordenadora de ações assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba explica que houve um planejamento entre a FMS e as escolas para definir como seria o dia D de combate a gripe suína. “Cada escola fez a sua programação. As escolas que pediram material de esclarecimento vão receber assim como as que pediram palestras. Estamos fechando o quadro para todas as escolas”, comentou Amariles Borba. Mais de 15 profissionais da FMS vão atuar em palestras explicando para alunos os riscos da gripe A.

Com relação a distribuição de material explicativo a respeito da transmissão e prevenção a gripe A, a coordenadora explica que esta parte vai caber às escolas. Amarilis Borba conta que nas palestras são esperadas perguntas principalmente sobre prevenção e sintomas da gripe. “A distribuição do material vai ficar a cargo da escola. Quanto as perguntas, elas devem ser principalmente sobre a transmissão, como evitar, sintomas e vacinas”, destaca Amarilis Borba.

A distribuição das cartilhas já está garantida pelas escolas. O presidente do Sinepe, José Nunes, explica que em reunião com a FMS já foi distribuída uma cartilha com todas as medidas preventivas. “Em geral os cuidados é que se evitem agrupamentos em recintos fechados, diminuição da umidade de ar condicionado assim como lavar as mãos sempre que tiver contato com uma pessoa gripada”, conta José Nunes. De acordo com o professor esta quinta-feira será dedicada para a divulgação em todas as escolas particulares a fim de evitar a expansão da doença.

Outra medida adotada para a prevenção de acordo com José Nunes foi a assepsia de bebedouros. “Com os bebedouros estamos lavando as torneiras com álcool para evitar contaminação”, relata Nunes. A gripe A pode ser diferenciada da gripe comum principalmente com relação a febre e a indisposição do doente. “A principal diferença é a febre que é mais alta, com dor no corpo que é mais intensa que o comum”, afirma Amariles Borba.

Nenhum comentário: