10 de agosto de 2009

Prevenção ao vírus também passa por alimentação


Como fazer o combate a gripe A? A prevenção pode ser o melhor caminho, principalmente cuidando da saúde para evitar que na baixa imunidade o vírus H1N1, responsável pela gripe, possa fazer estragos maiores. Pessoas com imunidade mais baixa estão entre os que tem maior risco de contrair a doença e desenvolver as formas mais agressivas e letais da gripe.

De acordo com o infectologista, Francisco Eugênio, há grupos de risco relacionados a gripe A entre eles estão as pessoas com baixa imunidade pelo uso de medicamentos. “Esses grupos de risco são indivíduos abaixo de dois anos e acima de 60, os que possuem doenças crônicas. Tem ainda os que tomam outras doses de corticóides”, comentou o infectologista. Como a gripe A, assim como a gripe sazonal, é transmitida de pessoa a pessoa, quando os que tem baixa imunidade tem a gripe os riscos são maiores, já que as defesas do organismo estão fragilizadas.

Outro grupo que de acordo com o novo protocolo de recomendações do Ministério da Saúde passa a ser visto com mais atenção são as gestantes. Apesar de não haver nada comprovado, acredita-se que as grávidas estão em uma situação mais frágil ante a gripe. “O número de casos em gestante, não se sabe porque, o que se acha preliminarmente é que as gestantes tem uma rebaixada em seu sistema imunológico, mas ainda não é uma explicação plausível”, ressalta o infectologista.

O infectologista destaca que uma boa imunidade é fundamental para resistir bem a passagem do vírus. “Com certeza. É tanto que são pacientes que em condições de risco aqueles que estão imunocomprometidos como os portadores de retrovírus ou que usam altas doses de corticóides, que diminui seu poder imunológico”, ressaltou. Como manter a imunidade alta e passar pelo vírus? A receita do infectologista é a boa alimentação. “Uma boa alimentação rica de proteínas, vitaminas como a vitamina C que está comprovado que é muito boa”, afirmou Francisco Eugênio.

Nenhum comentário: