18 de agosto de 2009

Jornalismo x Comercial?


Jornalistas em geral não deixam o trabalho, principalmente em viagens. Durante a viagem para Fortaleza parei para reparar nos principais jornais locais: "Diário do Nordeste" e "O Povo". Ambos fizeram reformas gráficas relativamente recentes como dois dos três jornais locais de Teresina "Meio Norte" e "O Dia".

Confesso que entre os dois cearenses o leiaute de "O Povo" é mais leve do que o do "Diário do Nordeste", mas o verdinho (cor principal do Diário do Nordeste) foi o que mais me atraiu para a leitura. Em alguns momentos os textos muito interessantes de O Povo se perdiam por alguns aspectos da diagramação. Mas, não era isso que ia comentar e sim uma faceta que ainda não vi por aqui: publicidade espalhada por todo o jornal. Todo o jornal mesmo, inclusive a "sagrada" página 3 do primeiro caderno.

Fiquei meio surpreso. Me vi quase como um purista, mas em tempos de crise cabe parar para
pensar: Se for um anúncio bem resolvido que mal tem? Como há mais páginas não há prejuízo para o número de matérias e evita-se, pelo menos em parte, aquela velha (e para muitos) falsa briga entre os setores comerciais e jornalístico. Os dois jornais cearenses, pelo menos ao que parece, estão bem resolvidos e harmonizam jornalismo e comércio.

Quem lê por aqui pode esperar que agora vá fazer o contraponto sobre o Piauí. Não vou fazer. O contato que cada um tem com os jornais locais é suficiente para que possamos erguer nossas opiniões analisando esta relação entre jornalismo e comercial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Carlos, Parabéns pelo Blog. Achylles