9 de julho de 2009

Geografia

Ao olhar um outdoor espalhado pela cidade esta semana fiquei irritado mesmo. Qual o motivo, um erro de geografia, que de bizarro beira o ridículo. Pulando este erro fiquei pensando: se os piauienses desconhecem o próprio estado será que vão poder cobrar dos outros que não digam frases idiotas como "Se o Piauí desaparecesse ninguém sentiria falta"?

Vamos a geografia e a história também. O tal outdoor apresenta a praia de Pedra do Sal como parte do município de Luis Correia e não como de Parnaíba, município a que de direito a praia faz parte. Ah um erro bobo, diriam alguns. Mas, olhando bem o google earth você vai perceber que são mais de 30 km que separam a Pedra do Sal de Luís Correia. É meio que dizer que o Encontro dos Rios fica em União, o que não faz sentido não é verdade?

Se a propaganda colocasse a praia no município de Ilha Grande o erro seria até aceitável, já que uma complicada demarcação geográfica na época da emancipação política de Ilha Grande deixou a praia para Parnaíba. Até 70 anos atrás tanto Luis Correia como Ilha Grande e outros municípios da região faziam parte de Parnaíba. Mas, hoje são todos emancipados e como bons piauienses que somos poderiamos buscar conhecer mais o nosso Estado para não cair na esparrela de dizer que vai passar férias em Parnaíba e na realidade ir hospedar-se em Luis Correia.

A crítica pode até parecer exagerada, mas se não nos propormos a conhecer mais do Estado não vamos poder reclamar quando os outros demonstrarem visões preconceituosas do Piauí baseadas justamente em desconhecimento.

Nenhum comentário: