22 de junho de 2009

Jornalista sim, com muito orgulho



Normalmente não me coloco nos posts. Sou mais de botar o que penso e não o que faço, mas como hoje eu sou personagem também do post não posso me excluir. Hoje aconteceu o protesto de estudantes, professores e jornalistas contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que excluiu a obrigatoriedade do diploma para os jornalistas. Para uma classe habitualmente desunida e pouco afeita a lutas sindicais impressionou o número de pessoas.

Vestidos de preto e com nariz de palhaço o protesto aconteceu entre a avenida Frei Serafim e a Assembléia Legislativa, onde o deputado estadual Fábio Novo (PT), que também é jornalista ia fazer um discurso contra a decisão do STF. O tom dos discursos era o mesmo: contra a decisão do STF e lutando por uma regulamentação da profissAlinhar ao centroão. “Colocar que o diploma cerceia a liberdade de expressão é falácia, mentira. Qualquer cidadão que queira dar informação a sociedade é livre para fazer isso”, enfatizou Luis Carlos Oliveira, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí.

A manifestação fez parte de uma série de manifestações que acontece por todo o Brasil em defesa do diploma, mesmo que a decisão do STF seja irreversível. Em tese as únicas saídas são por projetos de lei que teriam de ser preparados e votados no legislativo, ou projeto de lei de iniciativa popular ou iniciativa de um parlamentar ou do governo. Mesmo assim, a constitucionalidade poderia ser questionada novamente no Supremo Tribunal Federal. Tudo isso em tese, já que a formação desde blogueiro em direito é mínima.

Para a estudante de jornalismo da UFPI, Renée Moura, "todo protesto é uma forma de demonstrar a insatisfaçao com determinada realidade. Pode nao resolver a situação, mas já é uma garantia de que tomaram conhecimento da nossa insatisfação". Renée Moura, que pode ser lida em Teresina web press, acredita que "se não fizerem nada (ministros sft) é só mais um sinal de que nos ignoram e nao nos respeitam nem como profissionais, nem como cidadaos".

O nariz de palhaço continua aqui. Espero que um dia possa me livrar dele com o orgulho de uma profissão reconhecida pela sociedade como fruto de uma formação e de responsabilidade. O protesto rendeu uma carta aberta a sociedade que está aqui. Neste outro link está a opinião de jornalistas que defendem a não obrigatoriedade do diploma.

Um comentário:

Unknown disse...

Que exemplo de post Carlos; você nos honra, meu amigo! Continue assim!