5 de maio de 2009

Projeto de resumo do dia mais encharcado de Teresina

Queria ter me restringido a falar deste assunto apenas ontem, mas hoje a enchente de fato paralisou Teresina e o Piauí. O trânsito ficou ainda pior porque as águas avançaram ainda mais sobre ruas e casas tanto de bairros nobres quanto dos pobres. O caos só não foi maior porque a prefeitura e o governo do estado suspenderam as aulas e pelas reiteradas orientações que os motoristas não saíssem de casa.

Mas, somente andando pela cidade para ver o drama que as pessoas passam. São ruas que foram simplesmente tomadas pelas águas dos Rios Poti e Parnaíba. Pessoas que tiraram alguns objetos
de casa, pensando que poderão voltar para buscar o resto, mas quando voltam não há mais nem resto. O pescador Evaldo Teixeira, por exemplo, está abrigado no ginásio da escola municipal Eurípedes de Aguiar com a mulher grávida de nove meses. Sua casa está completamente alagada e até a canoa ele corre risco de perder para as águas.

Histórias como a dele foram vistas pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva hoje. Em visita ao Estado, na minha opinião apenas para render mídia, o presidente
sobrevoou áreas de risco, foi até aos alagados e reuniu-se com prefeitos dos municípios do norte do Piauí afetados pelas chuvas. Foram muitos discursos, de que a burocracia emperra a liberação de dinheiro e execução de obras e que agora a meta é ajudar as famílias.

Se eu acho que são palavras vazias? Vendo o discurso de Gedel Vieira Lima, ministro da
integração nacional, lembrei que em outubro se clamavam por cestas de alimentos para os flagelados da seca e nada chegava enquanto iam aos montes para municípios baianos e pernambucanos. Dá então para acreditar que o Piauí vai ter verba rapidamente para se reerguer?

Um comentário:

Patricia Perez disse...

Oi Carlos, Tudo bem?

Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do Na semana.

As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

As inscrições podem ser feitas no site:

www.concursocnn.com.br

Acompanhe ainda as novidades no Blog:

http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

Obrigada pela atenção.

Patricia Perez

patricia@ichimps.com.br