4 de maio de 2009

Projeto de resumo do dia mais encharcado de Teresina


A idéia era fazer uma postagem sobre o quanto esta segunda-feira está caótica. Tomara que a idéia não vá por água abaixo ao longo do texto. Os Rios Poti e Parnaíba deixaram a população nesta segunda-feira ou debaixo d´água ou ilhada. Teresina acompanhou outros 19 municípios do Estado e entrou no caos.


Diferente de outras tragédias, esta não foi anunciada. As chuvas vieram e colocaram do modo mais inesperado possível bairros e cidades inteiras abaixo. A segunda-feira foi apenas a consumação do problema já que atingiu o ponto chave do Piauí: a capital. As imagens são impressionantes porque o rio é "democrático", atingindo os shoppings da zona leste e as casas simples da zona norte. Além disso, pesa também o desespero de parte da população que insiste em não sair de suas casas.


A pergunta é inevitável: quem é o responsável? Colocar só na conta dos céus acaba sendo um pouco injusto afinal, no caso de Teresina o caos poderia ter sido diminuido se a ponte do sesquicentenário estivesse pronta. No caso do interior parte do estrago sequer possa ser revertido já que parte dos casarões históricos, alguns de pelo menos 300 anos estão caindo.

O que se pode fazer agora? Sinceramente, nesse momento só rezar para que os estragos não sejam maiores


Nenhum comentário: