7 de abril de 2009

Cursos de extensão da UFPI abrem inscrições



Os cursos de extensão em em espanhol e inglês da Universidade Federal do Piauí abriram inscrições nesta segunda e terça-feira respectivamente. Pela primeira vez as matrículas serão realizadas via internet e prosseguem ao longo da semana. As aulas em 2009 começam mais tarde devido a uma adequação burocrática que os dois cursos tiveram de fazer a normas do Tribunal de Contas da União (TCU).

No curso de espanhol as matrículas já começaram na segunda-feira e segundo a coordenadora do curso, Juliana Paez vão prosseguir pela semana toda. “As aulas começam, mas vamos continuar matriculando ao longo dessa semana, enquanto houverem vagas. A gente recomenda inclusive que cada aluno ligue para a coordenação antes para verificar o número de vagas disponíveis”, explicou a professora. Cada turma dispobiliza 25 vagas, preenchidas pelas matrículas que serão realizadas por ordem de chegada. As inscrições São efetivadas na coordenação do curso e custam R$ 130.

Os dois cursos passaram a ter suas inscrições feitas a partir da internet, mas diferente do curso de espanhol, o curso de extensão em inglês vai ter as suas matrículas divididas por turmas. Na terça-feira será efetuada apenas a inscrição para o primeiro módulo; na quarta e quinta-feira para a renovação e na sexta-feira para aprovados em teste de nivelamento. “Esperamos que dê tudo certo porque houve organização e planejamento com todos os passos para o aluno”, comentou Santilha Sampaio, coordenadora do curso de extensão em inglês. Cada turma do curso vai contar com 24 alunos e a matrícula também custa R$ 130.

Sobre a demora para as inscrições, a explicação é a adequação de todos os projetos da UFPI às novas normas do TCU. “Todos os projetos de extensão estavam parados porque tiveram de passar por um período de adequação”, relatou Juliana Paez. “Foi uma questão da universidade. Todos os pagamentos eram feitos pela Fadex e agora é feito pela conta única da UFPI. Isso dificultou porque tivemos que reformular o calendário, mas vamos dar a carga horária toda”, ressaltou Santilha Sampaio.

Questionada sobre a possibilidade de um congestionamento no site da universidade, Santilha Sampaio mostra que confia que o sistema vai suportar a demanda. “A gente corre risco de qualquer maneira, mas a universidade já trabalha com isso em todos os setores”, comentou a coordenadora do curso de inglês. No site da UFPI, , http://www.ufpi.br/, os interessados poderão buscar informações e inscreverem-se nos cursos.

Nenhum comentário: