17 de fevereiro de 2009

Doação de medula tem a ver com política?


O que você pensa quando se fala em Câmara dos Deputados? Em poucas palavras seria corrupção, clientelismo e irresponsabilidade. Entretanto, além disso, às vezes eles também apresentam uns projetos legais. O que são projetos legais? Propostas que servem para a maioria da população e não só para os próprios políticos.

Um exemplo de projeto trata da doação de sangue e medula óssea. Resumindo o projeto do deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), cada estado premiaria anualmente cinco empresas com o título "Empresa Campeã de Solidariedade". Para ganhar o título as empresas deveriam adotar ações para atrair mais doadores entre os seus funcionários, ou colaboradores (como algumas empresas tratam os seus funcionários. Só entre os casos de leucemia, o Brasil tem mais de 10 mil casos por ano de acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA.

Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.

Um dos casos foi justamente o do filho do deputado, Pietro, que faleceu em neste ano. "É um projeto elaborado na dificuldade da vida de ter um filho com leucemia ao longo de 14 meses e que permitirá, quem sabe, ao Brasil mobilizar a sociedade para aquilo que de mais rico ela tem: o sentimento de bondade e de solidariedade", afirmou ele referindo-se à necessidade de aumento do número de pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

O projeto foi aprovado na Câmara e aguarda apenas aprovação no Senado Federal. Para ver mais clique aqui e aqui.

Nenhum comentário: