16 de fevereiro de 2009

Mão Santa: PT usa máquina governamental para se fortalecer eleitoralmente

O senador Mão Santa (PMDB-PI) ocupou a tribuna, nesta segunda-feira (16), para protestar contra o uso da máquina governamental pelo Executivo, com o objetivo de fortalecer a provável candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República nas eleições de 2010.

Segundo o senador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra teriam participado de um programa eleitoral com um prefeito dizendo que "se não votar, aqui não sai o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)".

- Isso é imoralidade. Foi por isso que o Washington Luiz rodou, Luiz Inácio - advertiu Mão Santa, lembrando o caso do décimo terceiro presidente brasileiro, deposto em em 24 de outubro de 1930, 21 dias antes do término de seu mandato, por um golpe militar que passou o poder às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, na denominada Revolução de 30.

Mão Santa alertou para a possibilidade de ocorrência de distorções em favor do governo no resultado das próximas eleições presidenciais, em razão do controle do Executivo sobre os bancos oficiais, como Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal.

Comentando críticas feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ao governo federal, em entrevista à revista Veja, Mão Santa tachou também o programa Bolsa-Família de eleitoreiro.

Mão Santa referiu-se, ainda, a reportagem publicada pelo jornal Diário do Povo do Piauí sobre a existência de sete processos contra o governador do Piauí, Wellington Dias, no Tribunal Superior Eleitoral. Segundo o jornal, o governador petista é acusado de abuso de poder político e econômico, compra de votos, corrupção e fraude.

Em aparte, Heráclito Fortes (DEM-PI) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Mão Santa, acusando o governo Lula de fortalecer grupos de grandes empreiteiros e não priorizar a redução de custos em obras tocadas através de convênios firmados entre prefeituras e o governo federal.
Com dados do Notícias Piauí

Nenhum comentário: