20 de novembro de 2008

Blogs tem futuro?


Sabe quando um texto consegue atender exatamente o que você está esperando? Vi um texto que bateu de cheio com um assunto que esperava ouvir. O Digestivo Cultural esta semana debate um pouco sobre o futuro dos blogs.

É um questionamento exatamente sobre os efeitos que a crise mundial exerceu sobre os blogs, mas serve para chamar a atenção para o caminho que muitos blogs tomaram. Quando muitos blogs viram empresas entram no jogo novo com regras severas que muitas vezes jogam os que desejam fazer um "conteúdo novo" em situação de "Game Over". "Em ambos os casos, paira uma certa nostalgia da época em que os blogs adotavam uma postura "ensaística": visionários, os blogueiros enxergavam a aurora de um novo dia, em que a humanidade inteira poderia discutir através da internet, quando a plataforma ainda era aberta e todo mundo parecia igual...", diz o texto de Júlio Daio Borges.

Isso tudo então acabou? Talvez não, afinal existem várias iniciativas que conservam um pouco do tal tom visionário, mas é preciso admitir que as necessidades e as vontades financeiras muitas vezes esmaecem. Não adianta arrogar para a internet um tom meio "missionário", afinal existe uma estrutura que só se mantém com dinheiro, mas não custa nada pensar e tentar fazer um futuro um pouco melhor.

Nenhum comentário: