24 de julho de 2008

3 anos de Na Semana


Neste mês o blog completa três anos. Na realidade os três anos foram completados no dia 17 de julho, mas por certa displicência deste blogeiro não houve uma postagem na data exata. Entretanto, ainda está escrever um texto a respeito da data ainda está valendo. Comecei o blog para analisar a imprensa próxima, nesse caso o Calandragem, jornal da Universidade Federal do Piauí.

O tempo passou e o blog ganhou outras visões e textos, baseados nas experiências que foram acontecendo ao longo desses três anos. São experiências que ajudam a amadurecer, já que aqui o dono e o empregado são a mesma pessoa. A liberdade é total para colocar o que bem entender, mas regulada pelo bom senso e pelo que se acredita por bom jornalismo. A flexibilidade para redigir existe, mas como não se conhece as pessoas que leêm é preciso uma certa regularidade para estabelecer uma parceria com o público.

Enquanto estava no bloco de jornal da Universidade Federal do Piauí, tive a oportunidade de entrevistar o historiador Fonseca Neto e ele disse "liberdade de imprensa não existe". Choque passado, de jornalista novo, entendi a lição: a liberdade de imprensa não é real para o jornalista como empregado de uma empresa jornalística, já que ele tem de seguir aquela linha editorial do veículo e as limitações que ela possui.

O blog acabou tornando-se uma saída e uma solução para expor idéias e apresentar alguns assuntos, coisas que não tinha colocado antes. Assim foram andando os anos e espero que possa seguir assim.

Um comentário:

Ceres disse...

Parabéns, Na semana!
e Parabéns, Carlos, pq manter um blog não é fácil não! e já são três anos, hein?
uma luta árdua!
bjos!!