4 de janeiro de 2006

Faça a prova dos noves: veja quanto seu candidato a prefeito gastou em 2004

Para exercitar a memória: você lembra em quem votou para prefeito? e para vereador? Acredito que sim, e acho também que você depois de 2005 está interessado em saber também quando seu candidato gastou na campanha. A ONG Transparência Brasil fez as contas e a pesquisa às claras (http://www.asclaras.org.br/) Afinal foi o seu desleixo junto com as más intenções dos candidatos que levaram ao ano de 2005 tudo de mais podre que ele teve.
Agora vamos aos números: No Brasil foram 382.806 candidatos divididos em 15.814 para prefeito e 346.567 para vereador. Desses apenas 5.562 foram eleitos para as prefeituras e 39.567 para as câmaras municipais. Em termos de dinheiro todos esses candidatos juntaram de receita, a enorme soma de 1,1 bilhão de reais. A lider de receita Marta Suplicy do PT teve uma receita de aproximadamente 16 milhões de reais. Outro ponto interessante é que muitos dos que tiveram a maior receita declarada, ou trocando em miúdos mais dinheiro para gastar perderam a eleição. José Serra ganhou a eleição mas teve o segundo lugar em receita, gastou 15 milhões. Nas cidades do Nordeste acontece o mesmo caso, o maior gasto é em Salvador, onde César Borges gastou mais de 3,5 milhões de reais e perdeu para o concorrente do PDT que teve uma receita de 1,5 milhões. No Piauí a situação imita a brasileira. Os candidatos a prefeito somados tiveram receita de 13 milhões de reais. Flora Isabel do PT teve receita de cerca de 500 mil e perdeu para o segundo lugar em receita Silvio Mendes que gastou cerca de 450 mil. Na "Segunda" maior cidade do estado a situação não é diferente, o Candidato Francisco de Assis de Moraes Souza Júnior (Mão Santinha) gastou 100 mil reais e perdeu para José Hamilton que gastou cerca de 95 mil. O impressionante é que no ranking estadual de maiores receitas Mão Santinha é apenas o 15° e Zé Hamilon o 18°, perdendo para cidades ditas como menores como União, Valença e Guadalupe. O partido com o maior número de candidatos e eleitos foi o PFL com 100 candidatos e 59 eleitos e eles arrecadaram cerca de 2 milhões de reais.
Sobre o nefasto caixa 2 não há dados pois de acordo com a legislação vigente a prática é ilegal. Isso dá um certo tom de desdém a pesquisa devido ao fato de se gastar no caso de alguns candidatos tão pouco."Quem quer mais dados pode buscar no site às claras ( http://www.asclaras.org.br/ ) e ver o que seu candidato gastou. A próxima postagem é sobre as campanhas dos vereadores.

Nenhum comentário: