3 de outubro de 2011

Atraso em perícia criminal também afeta Piauí


Quem assistiu a matéria sobre dificuldades para perícias criminais neste domingo no Fantástico percebeu uma coisa: o Piauí ainda não está entre os Estados que deram autonomia para seu Instituto de Criminalística. Sim, e daí? E daí que fica outra dúvida: será que a demora para a resolução de vários crimes no Estado está ligada justamente a isso?

São laudos que precisam ser feitos na Paraíba ou em Brasília e que atrasam investigações. Perícias que por si só já resultam em laudos inconclusivos. Quem passou por situações em que precisou do trabalho da polícia científica no Piauí, e que não está entre os casos mais abordados pela mídia, já deve ter percebido as dificuldades que o setor passa no Estado.



Para quem está em dúvida sobre a autonomia dos peritos vai a matéria que passou no Fantástico a respeito da dificuldade em todo o Brasil. É entre o minuto 9:25 e o minuto 9:35 que eles falam a respeito disso. Talvez seja a hora de cobrar do seu político eleito no ano passado que ele possa dar as ferramentas para que a Justiça seja feita. Afinal, uma perícia mal feita e inconclusiva sempre acaba com um criminoso na rua.

Nenhum comentário: