A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou nesta sexta-feira, 13 de maio com apenas 36,46% das gestantes vacinadas de acordo com um balanço preliminar do Ministério da Saúde. Em todo o Brasil foram 18.028.230 pessoas vacinadas o que representa 60,24% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta era vacinar 80% desse grupo, o equivalente a 24 milhões de pessoas.
O Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que não atingiram as metas continuar a vacinação até chegar ao percentual de 80%. Cabe aos gestores locais de saúde definir as estratégias locais para prorrogar a campanha, com base nas coberturas vacinais de cada grupo prioritário. No total o Piauí teve 72,34% da população vacinada o que representa que foram aplicadas 332.229 doses, das 459.251 previstas. Por grupos a maior cobertura foi entre os idosos, onde 81,29% do grupo foi vacinado.
Já apenas 22.716 gestantes foram vacinadas. Eram esperadas 62.311 mulheres grávidas para receber a vacina. Este ano, pela primeira vez, foram incluídos no público alvo da campanha as gestantes (em qualquer fase da gravidez), as crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) e os trabalhadores de saúde. Até o ano passado, a campanha era voltada para idosos (pessoas com 60 anos e mais) e indígenas, que continuam entre os grupos prioritários.
As únicas contraindicações são para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário