17 de junho de 2010

Expresso Teresina - Campina Grande 2


"Se avexe não/ Amanhã pode acontecer tudo/ Inclusive nada" As cidades buscam criar para si uma identidade relacionada a algum tema específico. Campina Grande nesta época do ano está diretamente associada ao que eles definem como "Maior São João do Mundo". Entretanto, há também aquelas imagens não desejadas, mas que a própria população admite, em Campina Grande a violência é esta marca.

Com relação à violência, mesmo que alguns dissessem que não era bem isso, a maioria das pessoas admite que a cidade tem "uns ladroezinhos chatos". Qualquer lugar no mundo tem roubos e outras formas de violência, mas sem dúvida nesta viagem houveram alguns momentos de muita insegurança. Assim, sempre a orientação era andar com pouco dinheiro e atento ao que estava na bagagem.

Mesmo assim, não dá para esquecer que Campina Grande apresenta-se como o "Maior São João do Mundo". Mais de um mês de festa com bandas de todo o Nordeste com vários espaços, além do palco principal são alguns pontos da festança diária que acontece no Parque do Povo. Várias empresas, bares, restaurantes, barraquinhas armam seus espaços por lá e ao que tudo indica faturam alto com a venda do "estilo forró".


Nas apresentações, toca de tudo relacionado a forró. No dia que fui acompanhar as apresentações, uma multidão se aglomerava frente ao palco principal para dançar ao som de Eliane. A "Rainha do Forró" apresentou-se antes de Flávio José, que só fui conhecer mais depois (veja vídeo). No final, para quem gosta de festa já sabe que pode ir ao lugar certo.

Nenhum comentário: