10 de maio de 2010

Você se lembra?

Pouca gente notou, mas faz um ano das enchentes que pararam Teresina e boa parte do Estado. Não há porque ter bolo e velinha para lembrar a data, mas convém procurar pensar: o que mudou de maio de 2009 para maio de 2010?

Nesse meio tempo Teresina trocou de prefeito e o Piauí de governador. À época declarações de impacto assim como promessas foram feitas para tentar sanar o problema das enchentes assim como resolver de vez o problema das famílias que moravam nas áreas de risco. Mas, hoje, um ano depois... Talvez as palavras do presidente Lula quando visitou as áreas alagadas fossem mais proféticas do que promessas: "Depois que passa a enchente ninguém lembra mais. Nós temos que aproveitar que a água vá embora para fazermos essas obras. Estamos solidários nos bons e nos maus momentos”, ressaltou.

Talvez mais proféticas fossem as palavras da oposição que comentava a respeito da visita antevendo que pouco viria além das palavras de solidariedade. Será que as famílias que em maio de 2009 saíram de suas casas em áreas de risco continuam longe daqueles locais? Talvez se este período chuvoso não tivesse sido tão irregular, nestes dias talvez não experimentássemos mais do que uma simples sensação de "Déjà vu"

Fica para você a previsão do tempo com a certeza de que pelo menos por este ano estamos salvos de rios tomando avenidas ou de pessoas que perdem tudo e tem de ouvir discursos vazios.

Nenhum comentário: