Muitos números marcam os resultados da Pesquisa Suplementar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2008). Mas, chamando a atenção apenas para o Piauí é observável na pesquisa do Instituto Nacional de Geografia Estatística (IBGE) a tendência nacional de cada vez mais pessoas ligadas a internet é seguida.
Enquanto em 2005 10,4% das pessoas com 10 anos ou mais utilizavam a internet, em 200 são 20,2%. Na comparação entre os dois períodos a pesquisa demonstra que o aumento foi de 94,2%. O Piauí está no mesmo patamar de aumento que os vizinhos Maranhão, com 161,4% e Ceará com 99,6%.
Mas, de acordo com o IBGE o Piaui está entre os Estados com os menores percentuais de pessoas que a acessaram a rede com mais intensidade na internet. As menores são do Piauí (16,7%), Amapá (17,4%) e Roraima (18,8%). No outro extremo e destacado dos resultados das demais unidades da federação, situou-se esse indicador do Distrito Federal (47,8%).
Outros aspectos que chamam a atenção é que no Nordeste as mulheres são as que mais buscam a internet. De pessoas acima de 10 anos, que usaram a internet por 3 meses em 2008 a maioria era do sexo feminino. Ao todo 13,1% da população usa a internet e desses a maioria é de mulheres.
A pesquisa verificou que a utilização da Internet estava mais concentrada nos grupos etários mais jovens. No grupo de 15 a 17 anos de idade, 33,9% das pessoas acessaram essa rede, sendo este resultado maior que os das demais faixas etárias. Esse percentual foi declinando com o aumento da faixa de idade, atingindo 7,3% no contingente de 50 anos ou mais de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário