12 de dezembro de 2005

Isto é o futuro?

Com o tempo você encontra tantas coisas novas, das quais se reclama que esquece dos problemas velhos. Passando as longas férias em Parnaíba consegui ver que o único defeito do sistema viário de Teresina são os altos preços nas passagens.
Há dez anos o sistema em Parnaíba era infestado de ônibus velhos e lentos mas apesar de tudo, mal e indecentemente cobria toda a cidade. Hoje com uma má administração e uma expanção do chamado "Transporte alternativo" além da ausência de planejamento nos transportes por três prefeitos levou o sistema a um verdadeiro caos. Veículos lotados, sem horários deixando os passageiros em "latas de sardinha" ou a "ver navios".
As empresas de ônibus já caiam pelas tabelas quando Zé Filho abriu o Transporte alternativo como quem cria uma churrascaria, com todo o respeito pelos donos de churrascaria. O sucessor Paulo Eudes (aliado e depois adversário do outro) fez "ouvido de mercador" ao caso e fechou o terminal de ônibus para criar uma praça que está se estragando por falta de conservação. O atual ocupante do centro administrativo José Hamilton não demonstra interesse de organizar a zorra e mudar a situação. Vale lembrar que os três andam de carro e nunca entraram nessas "latas de sardinha" e nem tiveram que ouvir o indefectivel "dá pra fastar pra trás", a senha para entupir ainda mais o veículo.
No final fico com a frase de uma passageira em uma viagem que dizia: "Cada um tem o transporte que merece". Ela talvez tenha chegado em casa e esquecido, mas é verdade, enquanto o povo não lutar por um transporte melhor vão ter o que merecem.

Nenhum comentário: