1 de dezembro de 2009

Viagem a Brasília: Reunião de vários "Brasis"


Minha idéia era poder escrever todos os dias para este blog a partir de Brasília mesmo. Mas, com a correria do Fórum de Educação Tecnológica não deu para redigir mais do que 140 caracteres. Confesso, viciei no twitter. Mas, agora vou me redirmir e contar mais da viagem por este blog.

O Fórum veio com uma idéia de ser um ponto de confluência. Essa integração seria em vários sentidos, tanto na troca de experiências acadêmicas como também culturais. Por isso, as pessoas poderiam sair de um debate sobre educação profissional em vários países ainda tentando entender o que um chinês estava falando e ir assistir uma apresentação de qualquer Estado Brasileiro.

Ao todo 15 países estavam presentes, mas a grande vedete do Fórum era o modelo chinês. Mais que isso eram as exaltações ao modelo adotado no Brasil. Então notava-se um viés eminentemente político. Muitas vezes ficava explícita uma meta de deixar claro diferenças entre a educação tecnológica do governo Fernando Henrique e o governo Lula.

Isso ficou explícito quando houveram comparações sobre o volume de recursos investido, que foi preciso rever uma lei de 1998 que impedia esses investimentos e sobre o modelo educacional adotado no Brasil para a Educação Tecnológica. Não vou entrar no mérito até porque é uma discussão programática de partidos, mas é preciso notar que estas estratégias existem e ficaram bem evidentes para quem estava no Fórum.

Na confluência cultural não dá para deixar de ficar abismado por ver tão próximo vários pontos do Brasil em interação. Além disso como o Brasil é bonito. Foram vários grupos de teatro, apresentações musicais e outras performances. Não dava mesmo para acompanhar tudo porque muitas aconteciam ao mesmo tempo. Foi um momento extremamente plural.

Nenhum comentário: