27 de julho de 2009

Salipi Parnaibano


Festejado por governos e espera-se pelo público acontece no meio de agosto a I edição do Salão do Livro de Parnaíba (Salipa). Considerado como o "filho" do Salão do Livro do Piauí (Salipi) espera-se que possa alcançar o mesmo sucesso do pai, que neste ano mesmo com a mudança de local manteve-se firme e forte.

O local para o evento não poderia ser melhor, o Porto das Barcas, assim como as atrações. Entre os principais escritores que vão proferir palestras estão o gaúcho Moacir Scliar e o parnaibano Assis Brasil. Não vai deixar de ser interessante ver Assis Brasil palestrando tão próximo do que foi o cenário de "Beira Rio, Beira Vida". Além deles, Ana Miranda, vai contribuir para abrilhantar o evento falando sobre seu primeiro romance, "Boca do Inferno", que traz como personagem principal o escritor Gregório de Matos.

"A meta é descentralizar a cultura em nível nacional. Antigamente a cultura se concentrava no eixo Rio - São Paulo e agora não é mais assim", destacou o coordenador de comunicação do governo do Estado Wellington Soares no lançamento do evento. O Salipa nasce inspirado em um modelo adotado em Valença e Elesbão Veloso e sob a confiança da organização que o evento possa se aliar às belezas do litoral para se firmar embalado pelas comemorações do aniversário da cidade que acontece no dia 14 de agosto.

Além dos escritores também cabe destaque para as atrações musicais do Salipa como Cabesativa, Teófilo e Soraia Castelo Branco. A programação completa está aqui.

Foto: marianagconde, extraída do flickr

2 comentários:

Francisca Cardoso disse...

Se depender da empolgação de alguns acadêmicos da cidade o evento promete ser muito proveitoso, ainda mais com os palestrantes que virão.Este realmente será o primeiro de muitos outros eventos que teremos. Obrigada por divulgar o Salipa. Parnaíba agradece!

Ludmila Monteiro disse...

OW, Moacir Scilar...num vou.=/