14 de maio de 2009

O que se faz contra enchentes?

Em uma pesquisa meio "inocente", após o quiprocó da semana passada entre tucanos e petistas sobre a responsabilidade, ou irresponsabilidade como queiram, fui buscar o que o ministério da integração nacional está fazendo para ajudar os desabrigados pelas enchentes no nordeste. Só para lembra-los, o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) insinuou que não haviam estragos em Teresina durante o passeio que o presidente Lula fez ao Piauí na semana passada.

Com o que me deparo: uma solução caseira. Coisas que são muito comuns em nosso tempo, um levantamento sobre os estragos para depois buscar as suas soluções. Vamos a matemática: Lula esteve na terça-feira em Teresina, com internet, telefone entre outros meios de comunicação será que o governo precisa de uma semana para poder fazer um simples levantamento do que fazer para o Nordeste? Das duas uma: ou não se sabe o que fazer, ou então não se deseja fazer o que é necessário.

Não tenho preferências políticas. Acho que muitos dos desabrigados são fruto da falta de planejamento da cidade (as pessoas só deixarão de morar perto dos rios se além de ganharem uma casa receberem também uma oportunidade), mas é preciso destacar que as únicas ações efetivas para ajudar os desabrigados são dos governos municipais e estadual. Em um texto critiquei a visita do Lula ao Piauí. A Revista Época fez isso em sua última edição e o governo do estado divulgou uma nota.

Na nota o governo fala da liberação de "10 milhões para a ampliação do dique do bairro Poti Velho (já liberados) e mais 15 milhões para a conclusão da obra;". Porque destaquei essa parte. Simplesmente porque não encontrei essa liberação no portal da transparência. Se não procurei direito já peço desculpas. Caso, você queira procurar para ter melhor sorte clique aqui.

Nenhum comentário: