28 de maio de 2009

Me dá um dinheiro aí


Os alagados saíram do noticiário? Depende do ponto de vista. Saíram os desabrigados e entraram os políticos. Abundam promessas de recursos, já o dinheiro mesmo é mais difícil. Entre as promessas está a entrevista do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. A entrevista completa dele está aqui, mas vou destacar apenas alguns pontos.

Começando pelo fim: Quando sai o dinheiro? "Os recursos já estão empenhados. A partir de agora na medida em que tenha o atendimento da exigência legal de apresentação de um plano de trabalho, eu creio que já a partir da próxima semana teremos as primeiras parcelas dos recursos financeiros liberados. A partir daí, evidentemente, eu espero que os Estados e municípios agilizem a aplicação dos recursos para beneficiar as pessoas.", diz o ministro. O governo está se movimentando para conseguir o dinheiro. Vamos torcer para que saia logo.

Como a entrevista é para o setor de comunicação do ministério há aquelas perguntas que a gente chama de "levantar a bola para o entrevistado bater". Como exemplo há "Está acontecendo diferenciação entre Santa Catarina e Estados do Norte e Nordeste?". Advinhe a resposta. "Eu acho esse argumento de uma falta de conhecimento absoluta. Até porque, nos dois casos se tratam de problemas graves que resultaram inafortunadamente e infelizmente em perdas de vida. O valor da Medida Provisória editada foi exatamente o mesmo. À época a MP foi editada para todo o Brasil, não era para Santa Catarina. Foi de R$ 720 milhões para todo o país." Ah tá.

Espero que você não esteja passando por estes alagamentos ou tenha perdido sua casa ou seus bens por causa destas chuvas. Afinal, se bem você conhece os políticos sabe que entre as promessas de milhões e a aplicação do dinheiro vai uma distância considerável. Mas, a Velhinha de Taubaté, onde quer que ela esteja acredita.

Nenhum comentário: