21 de maio de 2009

A História que escorre pelos dedos


As águas começam a baixar e o estrago começa a aparecer e em alguns casos ele pode custar caro até demais. Chuvas, o peso do tempo e da imcompetência na preservação ameaçam parte do conjunto arquitetônico do Porto das Barcas, em Parnaíba. Partes de alguns dos prédios já andaram caindo nos últimos anos sem que a promessas de recuperação fossem cumpriadas.

De acordo com publicado em site "Em 1758, passou a funcionar no local uma Charqueada de propriedade do português Domingos Dias da Silva que, com seus companheiros, Iniciou na região as atividades agrícolas e comercial. Através dos navios de sua propriedade, faziam o comércio de importação e exportação com outros estados do Brasil e com países da Europa, notadamente, Portugal e Espanha".

A descrição continua com "O negócio comercial expandiu-se rapidamente e o local das Charqueada passou a ser denominado Porto das Barcas, que oferecia melhores condições para o assentamento da nova vila. A localidade do Porto Das Barcas, devido à grande movimentação de embarcações".

Pois bem, a despeito da representatividade histórica do conjunto arquitetônico nada foi feito para conter os problemas estruturais do Porto das Barcas. Olhando no google, vi uma das muitas promessas. Clicando aqui você vê sobre o que estou falando. Só ressaltando a data a matéria é de 2007. Pelo pouco que ando na cidade que nasci nos últimos anos, pouco ou nada tem sido feito para resolver os problemas do Porto das Barcas.

Espero que só seja preciso um prédio inteiro cair que para que se tome uma atitude. As imagens de cima são do Acesso 343.

Nenhum comentário: