2 de abril de 2009

Viagem ao Rio - Parte 4


A sexta-feira foi um dia de mudança. Saí de Copacabana para o bairro de Gardênia Azul, próximo a Cidade de Deus. Lá mora a minha mãe e não poderia passar pelo Rio de Janeiro sem ir encontrá-la. Ao chegar chama a atenção o campinho de grama sintética que em poucas horas do dia fica sem movimento e a rua de terra, sinal da falta de estrutura do poder público para atender o crescimento da cidade. Mas, chamou a atenção a "balinha".

A noite saímos para conhecer mais o Centro de Tradições Nordestinas ou Feira de São Cristóvão. É um pedaço do Nordeste encravado no meio do Rio de Janeiro. Forró correndo solto, muitas lojinhas e até mesmo comidas como goma e farinha de pubá, que eles não tem. Isso tudo com direito ainda aos vídeos os grande Jeremias do Nascimento. Falando nisso é impressionante a quantidade de nordestinos, pelo menos no Rio de Janeiro.

Depois de tour noturno pela cidade, voltamos para Gardênia Azul. É interessante como lá é bem a cara do Rio sem ilusão. É o Rio em que as pessoas lutam na raça para sobreviver.

Nenhum comentário: