24 de fevereiro de 2009

Para ler antes da apuração do carnaval de Teresina


Esse é o terceiro carnaval de Teresina que participo da cobertura. É interessante como as críticas ao carnaval vem de todos os lados e ninguém resolve o problema. Todos os anos, as mesmas críticas, os mesmos carros, as mesmas fantasias... Talvez o que mude seja a motivação em escala decrescente a cada ano. Para quem não pode ir para o litoral resta a "passarela do samba".

Por incrível que pareça o carnaval da capital piauiense já passou por um tempo áureo em que fazia frente aos carnavais dos grandes centros. Mas, depois de oito anos sem desfiles as escolas de samba nada conseguem além de mostrar a grande desunião que há entre elas e a insolubilidade de problemas crônicos de estrutura e organização. Ao não se entenderem entre si ficam enfraquecidas em seus pleitos e não conseguem alcançar a meta de um carnaval organizado.

Isso ficou flagrante no ano passado. Com duas escolas "campeãs" a verdade era que não se sabia quem havia ganho a disputa pela falta de organização até mesmo para somar resultados e montar um regulamento que conseguisse unir as diversas ambições existentes. Pretenções políticas a parte o fato é que a não ser que hajam grandes surpresas o desfile desde ano deve seguir o "padrão" dos outros anos.

Para mais informações sobre o carnaval que esse ano foi debaixo de muita água clique aqui, aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: