10 de fevereiro de 2009

Curso de Inglês da UFPI realiza teste de nivelamento


Para tentar reduzir as enormes filas e facilitar o aprendizado o Curso de Extensão Continuado em Língua Inglesa (CECLI), da Universidade Federal do Piauí já começou as inscrições para o Teste de Nivelamento. Através do teste os novos alunos podem ingressar em blocos adequados ao conhecimento que já possuem e não ter de começar o curso do primeiro módulo. No último período mil alunos fizeram o curso nos mais diversos módulos.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Recursos e Informações da Língua Inglesa (ERIC), Santilha Sampaio, o teste é para colocar os alunos em módulos adequados ao domínio que eles já possuem do inglês. “O teste é para colocar os alunos no nível que cada um tem e ajuda tanto na organização quanto na aprendizagem para que não sejam criadas turmas muito heterogêneas”, comentou Santilha. Questionada a coordenadora comenta que o teste ajuda também a racionalizar a demanda dos alunos novos.

O teste consiste basicamente em avaliar o nível de conhecimento oral do inglês. A partir de como o interessado se sai no teste ele pode avançar estágios no curso. Entretanto, o teste ão é obrigatório para os interessados em ingressar no primeiro módulo e não significa a garantia de uma vaga no curso. No último período 1000 pessoas fizeram um dos módulos do curso. “Não temos ainda a perspectiva de quando serão abertas as matrículas, mas tivemos no semestre passado mil alunos”, relatou a coordenadora do curso.

Sobre as filas para as inscrições, que no último período começaram às 5 da manhã do dia anterior a matrícula, Santilha explica que há uma tentativa de alcançar uma solução. “Vamos tentar fazer uma parte das matrículas pela internet. Nós temos feito um curso para a comunidade, de qualidade e acessível, mas a nossa demanda é maior que a nossa capacidade de oferta”, ressaltou. Porque então não aumentar as turmas? A professora explica que a estrutura não permite.

“A estrutura não permite porque nós só trabalhamos com alunos da UFPI e não contratamos ninguém de fora. Além disso temos critérios rígidos que nos impedem de aumentar as turmas e nós trabalhamos com turmas reduzidas para manter a qualidade”, explicou. Para fazer o teste de nivelamento os alunos podem ligar para os telefones 3215-5804/2327-1176/8817-7520/9986-7519/9418-3278 ou então buscar a sala 345 do Eric, na UFPI.

Com dados do Notícias Piauí

Nenhum comentário: